aula 01

o que é hangul?

Bem vinda ao que seria a primeira aula de nosso curso! Nela, vamos tratar sobre alguns assuntos muito importantes, como sobre o HANGUL.

Se você não sabe, hangul (한글) é o sistema de escrita do coreano. Foi introduzido em 1446 pelo Rei Sejong, O Grande.

Ele se preocupou em introduzir um sistema de escrita e pronúncia que fosse de fácil aprendizado, para que o maior número possível de pessoas pudessem aprender.

Um pouco do background da Coreia naqueles tempos: Era um país dominado por sua aristocracia - Só ela era letrada.

O que isso significa? Que só os ricos, nobreza e afins sabiam ler, e eles liam os Hanzi, os caracteres chineses incorporados ao coreano, algo que era muito difícil para uma pessoa de origem mais humilde aprender, por falta de professores, oportunidade e afins.

O hangul veio como uma tentativa de democratização do conhecimento. Dizia o rei Sejong que o mais importante para uma nação era a educalçao de seu povo.

coreano - democratizar

Democratizar significa tornar algo acessível, ou seja, compreensível. Com o hangul as pessoas de classe mais baixa do reino poderiam aprender a ler e a escrever de uma maneira simples.

Com a gente, você vai ter a oportunidade de aprender em duas. Coreano é bem simples e lógico de se aprender, e eu tenho certeza que se tiver empenho de sua parte, em pouco tempo você consegue ler qualquer coisa em coreano.

Uma coisa muito importante, ao menos aqui para nós da Manse - Não usaremos romanização!

Você pode até dizer: Nossa, mas você escreveu "hangul" algumas vezes ali em cima!!! - Essa vai ser a única exceção :)

Romanização é o ato de você escrever algo do coreano com o nosso alfabeto. Um exemplo disso:

한글 - Hangul

A palavra 한글 significa em português algo como o "alfabeto coreano". Fazer a transcrição fonética do alfabeto coreano pode ser um pouco danoso ao seu aprendizado, e também desnecessário, já que aqui vamos te ensinar a escrever e a ler, sem precisar dessa transcrição.

Então, por favor, mesmo que você já tenha estudado isso em algum outro material, não romanize (não escreva o som das letras como 아 - a / 어 - ó!!!

vamos iniciar?

Vou te dizer agora algumas coisas que você precisa para estudar bonitinho :)

1 - Caderno. Tenha sempre em mãos um caderno para que você possa fazer as suas anotações e repetições;

2 - Lápis ou caneta. Não precisa ser aqueles que usamos nos vídeos dos stories, pode ser o que você usa normalmente em seu dia-a-dia;

3 - Vontade. Essa aqui pode ser a mais importante entre as três, e vou te falar o porquê: Sabe, quando começamos um novo projeto nossa mente pode não absorver as informações de uma maneira a te auxiliar em razão de medos, receios ou até mesmo pressão externa. Então, seja o que for, não se intimide e vá com coragem rumo ao seu aprendizado;

모음 - Vogais

No coreano temos algo parecido com o que usamos em nosso idioma - vogais.

Vogal é uma letra que tem um som próprio. Elas NUNCA podem ser escritas sozinhas, só com o auxílio de uma consoante (que no caso seria o ㅇ, mas vamos aprender sobre ele mais para frente.

Vamos começar com as 모음. Temos duas classes de 모음, as verticais (ㅏㅑㅓㅕㅣ) e as horizontais (ㅗㅛㅜㅠㅡ). Vamos a elas:

00:00 / 00:05
00:00 / 00:03
00:00 / 00:05
00:00 / 00:04
00:00 / 00:04
00:00 / 00:04
00:00 / 00:04
00:00 / 00:04
00:00 / 00:04
00:00 / 00:04

Como eu disse antes, você não pode escrever uma vogal sozinha, ela sempre precisa de o auxilio de uma consoante, mesmo que seja em uma sílaba com o som de uma vogal.

Um detalhe antes disso.

 

o que é sílaba?

R: Sílaba é a união de uma vogal + uma consoante que forma um som, isso no coreano, porque no português pode ter sílabas com só uma vogal (que na realidade seria um só fonema, mas não se aprofunde em detalhes, vamos fazer as coisas simples).

Quando você quiser escrever uma sílaba com o som de uma vogal você vai precisar da consoante ㅇ.

Então, para formar uma sílaba em coreano você precia de ㅇ + vogal. Vamos ver cada uma delas:

​야

Um exercício interessante - escreva essas sílabas em seu caderno. Faça cada uma dessas sílabas em cada uma das linhas do seu caderno e repita até o final da linha.

Vou colocar um aquivo aqui para que você possa fazer o download e praticar sua escrita. Gostaria que você compartilhasse o seu resultado de alguma maneira.

entre em contato

social

whatsapp

16 982152641

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram

email

Patrocínio

manse academia 2018 - 2020 ® Todos os direitos reservados